domingo, 6 de novembro de 2022

Literatura Comparada: Os Sete Maridos de Evelyn Hugo x Os 5 Amores de Louise McGold

 Boa noite pessoal!

Hoje daremos início a um post dinâmico chamado Literatura Comparada. Quem cursa Letras na faculdade, conhece a matéria. No entanto, farei a minha maneira. E tudo isso aconteceu logo após minha leitura de Os Sete Maridos de Evelyn Hugo. A primeira coisa que identifiquei foi a Louise. Ambas são atrizes e tiveram amores, uns malfadados e outros que deram certo, inclusive um romance lésbico. Melhor evitar spoilers, mas já aviso que sem querer posso deixar escapar. Se não quiser sabe, evite! 

Então vamos lá! Atenção: contém spoilers!

A protagonista

No livro, somos apresentados a Evelyn Hugo, inicialmente uma atriz de grande sucesso, concedendo uam entrevista biográfica para uma jornalista semi desconhecida chamada Monique Grant. Já no primeiro capítulos conhecemos a origem dela. Latina, orfã de mãe igualmente artista (só que cantora) e um pai abusivo. Evelyn deseja muito ser atriz e até se casa com um eletricista humilde para seguir com ele à Hollywood e lá firmar de vez sua carreira. Um pouco disso lembro a Marilyn Monroe (se estiver errado, me corrijam). E Louise também não veio num berço de ouro,embora carregasse o nome de ouro da família. A diferença é que seu pai, Anthony McGold, era um ator sonhador que teve pouco reconhecimento e a mãe, Mary Black, é oriunda da classe média, pois o pai é dono de uma indústria em Belfast. As diferenças entre Evelyn e Louise são mínimas. Evelyn usou seu primeiro marido para alcançar a fama e quando finalmente foi notada pelos produtores, largou fora e anulou seu casamento. Louise conquistou a fama a duras penas. Estudou por 3 anos na Sorbonne, ensaiou, arriscou-se em escrever roteiros e de sair de sua zona de conforto pois ela se firmou nas minisséries e filmes épicos e aventurou-se em outros gêneros. De resto vejo que são iguais. Atrizes famosas, amaram muitos homens em vários formatos e amaram uma mulher. Logo veremos esse romance. E agora veremos os 5 amores de Louise que faleceram.


Primeiro: Dennis Wilson

Esse começou rápido e terminou na mesma velocidade. No entanto Dennis e Louise já se conhecem desde 1967, naquela famigerada festa de boas vindas para Felicity McGold em Love Sell Out. E depois não se viram mais. Talvez seja um pouco de Mick Riva pelo envolvimento rapidíssimo com Evelyn e por ser um rockstar.

Quando Louise se recuperava do seu vício em drogas e bebida, viajou para Califórnia e reencontrou Dennis. Depois de uns dias de convivência, os dois engataram um romance e estava tudo pronto para se firmarem: casamento, uma casa na praia e principalmente uma forma de resgatar Brian Wilson da influência nefasta do psicólogo Eugene Landy. 

O resto já sabemos que nada disso se concretizou (exceto o resgate do Brian pois esse foi resolvido com Fefe, Carl Wilson e Odile Greyhound). O mar os separou em 1983.


Segundo: James Hunt

Ele podia ter sido colocado como primeiro amor, mas fiz em ordem cronológica das mortes deles. Para o James Hunt, associo ao Don Adler, o primeiro marido de Evelyn. Assim como Don e Evelyn, James e Louise eram um casal lindo, apesar que no início houve uma relutância por parte dela pois na época ele era casado com Suzy Miller, que mais tarde viria se divorciar para ficar com Richard Burton. 

Apenas um detalhe difere os casais: agressão doméstica. Don batia em Evelyn e assim como todos os homens fazem, eles pedem desculpa, a mulher aceita e volta novamente. No livro deu a entender isso, mas vimos a agressão na primeira vez. Já na Grind, James agrediu Louise verbalmente no exato momento que ela anunciou sua gravidez e mais tarde descobrindo que ele desenvolvia um certo interesse na amiga dela, Odile. E também no livro, mais adiante, Don e Evelyn voltam a se ver, mas para atuar num filme e teve cena de sexo filmada e na Grind, Hunt e Louise voltam a ficar juntos depois que o namoro com Gerd Müller teve fim. E de novo não durou. Com o piloto, ela teve Oskar e Freddie. James Hunt morreu em 1993.


Terceiro: Giacinto Facchetti

Comparo Giacinto um pouco com Max Girard pois assim como diretor francês via Evelyn como uma musa hiper apaixonada e depois se decepcionou, Facchetti é quase nesta linha. Veremos em breve na segunda fase de Rush 1 e já adianto que foi bom esse romance dele com Louise... e de novo não terminará bem.

Outro detalhe que Facchetti protagonizará dois momentos: um quando ele não acredita que Louise esteja lhe traindo ao som de I Heard It Through The Grapevine (a versão do Creedence Clearwater Revival) e a segunda foi quando finalmente descobriu a verdade, desceu porrada na mannschaft inteira, principalmente no rival, Gerd Müller.

Com Louise, Facchetti teve Luca, seu único filho e assim como o pai e o namorado da mãe, há rivalidade entre irmãos, Luca x Tommy. Giacinto faleceu em setembro de 2006 um mês após a Copa do Mundo e quando a Itália conquistou seu tetracampeonato.

Quarto: Rick Wright

Essa é fácil, embora o quinto também mereça o prêmio "Harry Cameron da bondade". Sim, eu digo que Rick Wright é como Harry Cameron por ter sido mais que um amigo para Evelyn Hugo. Ele foi confidente, irmão, alma gêmea e também marido maravilhoso. 

A história de Rick começa em 1967, depois da festa de aniversário de Nora Smith em Love Sell Out. Vou ser sincera com todos vocês: inicialmente queria fazer o Rick ser outro interesse amoroso para Fefe depois da suposta presepada do Pete Townshend e até confundi Rick com Nick Mason. Então peço perdão por essa falha minha. Depois disso veremos Roger Waters namorando Odile Greyhound e o Pink Floyd sendo amigos da dupla dinâmica. É neste momento que Rick desenvolve sua paixão por Louise.

Ele foi sofrido por ver a crush com diversos caras, assim como Harry Cameron por sua bondade e não poder amar quem ele queria (Harry é gay e tinha um relacionamento com um homem). No entanto o tecladista soube esperar e alcançou seu amor. Casou com Louise, tiveram 4 filhos e viveram felizes até 2008, o ano de seu falecimento.

Quinto: Gerd Müller

Ele foi disparado o grande amor da vida de Louise. Muito de Harry Cameron e um pouco de Robert Jamison, o melhor marido e o último de Evelyn Hugo. Neste blog pode conferir diversas fanfics com Gerd e Louise em vários universos e situações, as mais recentes são Rush 1, Grindhouse Zombies e We Belong Together. 

O absurdo aqui é o fato de Gerd ter desbancado seus rivais pelo amor de sua winnie (ursinha), considerando quem o visse, não era exatamente um modelo de beleza. Talvez um pouco dos personagens de Full Monty, Brincadeira! O fato é exatamente isso, as únicas exceções foi na traição da ursinha com Hunt e o casamento com Rick Wright. Aquele dia foi devastador para o ursinho. O amor de Alice Stone o salvou, mas seu coração ainda pertencia a Louise. 

Quando foi diagnosticado com Alzheimer em 2015, as únicas lembranças que permeavam era de Louise nos tempos da discoteca. E depois ele fechou os olhos em 2021. 

Menções honrosas

Celia St. James também era atriz. Fez amizade com Evelyn e se apaixonou pela bela atriz loira. No começo era inaceitável por conta da época e em Hollywood. Depois era amor, idas e vindas, mais amor até que a morte as separou. 

Na Grind Alice e Louise são bem diferentes. São galesas, mas a diferença entre elas era berrante. Alice é uma mulher independente, jornalista e conhece o mundo e culturas, além de ser uma entusiasta da História Medieval. Louise é puro entretenimento artístico. É divertida, energética e lógico, mimada e consumista. Afinal de contas, o que ligou essas galesas?

Começamos com Alice apaixonando-se inevitavelmente pela atriz mimada. Belle Blue, sua melhor amiga, alertava sobre o comportamento de Louise para Alice na esperança de desistir. Não foi bem o que aconteceu. Alice continuava amando Louise e fez de tudo para conquistar, até que finalmente aconteceu o primeiro beijo de ambas. Foram muitos momentos, separações e história juntas. Alice até hoje permaneceu ao lado de seu "sol" após a morte de Gerd e também cuidou dos filhos dela. Louise teve muitos amores femininos e amou intensamente todas, mas Alice é especial em sua vida. 



E para finalizar, aqui está a perfeita comparação com Rex North, outro marido bonitão da Evelyn. Esse até tava torcendo para ficarem juntos e ria da tentativa do Rex em seduzir Evelyn. E mesmo assim os dois foram cumplices no seu casamento fajuto e terminaram em bons termos. 

Esse bonitão ao lado é Harry Hughes, um ator misterioso, produtor e dono da energia mais pansexual que veremos em breve na fanfic Rush. Na ficha dele, seu amor é Holly Grey, a estilista que foi casada com Jack Charlton. Entretanto Harry suprimiu um pouco desse amor em Louise. Os dois se conheceram em 1968, quando Harry passou na casa de David Crosby para entregar uma muamba. Louise achou Harry muito bonito e indicou para ele se tornar membro do Clube do Teatro, gerenciado por Barry Thompson. Coitada, ela não sabia que Harry já é parte da trupe artística. 

Além de bom ator, Harry esconde um segredo de todos (menos do Clube): ele é um espião de verdade do MI6. Antes de Louise se relacionar com qualquer um dos 5 amores, ela e Hughes tiveram alguns momentos. E quando ela não está perto, Harry busca consolo em outros, independente do gênero. 

E aqui termina nosso post de Literatura Comparada. Se gostarem, farei de outro livro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário