terça-feira, 1 de novembro de 2016

Sobre Castlevania

Olá!
Como prometido, vou dar uma breve explicação sobre o jogo vampiresco Castlevania, no qual me baseei em escrever.

Castlevania é uma série de jogos eletrônicos criada e desenvolvida pela empresa japonesa Konami. A série foi criada no Japão e seu título de estreia foi lançado em 26 de setembro de 1986 para o Famicom Disk System, intitulado Akumajō Dracula (悪魔城ドラキュラ, Akumajō Dorakyura?, lit. "Castelo Demoníaco do Drácula"), seguido por um remake para a plataforma MSX2 em 30 de outubro de 1986. Apesar da conversão para MSX2 (de título Vampire Killer na Europa e no Brasil) ter sido lançado primeiro fora do Japão, a série não recebeu grande atenção fora do país até a versão para Famicom Disk System ter sido convertida para o formato de cartucho para o Nintendo Entertainment System e internacionalizada para lançamentos de Castlevania na América do Norte e na Europa em 1987. Logo em seguida, a série se tornou um ponto de referência na criação de jogos de plataforma e ação.

A série Castlevania é uma das mais famosas séries da Konami, e possui títulos que já foram lançados para diversas plataformas, incluindo Nintendo Entertainment System, Super Nintendo Entertainment System, Nintendo 64, Game Boy, Game Boy Advance, Nintendo DS, Nintendo 3DS, Wii, Sega Mega Drive, Sega Saturn, PlayStation, PlayStation 2, Playstation 3, PlayStation Portable, Xbox, XBox 360, PC Engine, Commodore 64, Sharp X68000, Commodore Amiga, PC MS-DOS e Microsoft Windows. 

Outros jogos também já foram lançados para celulares e PCs de bolso.


Resumo
A série é focada na guerra entre a família Belmont (lendário clã de caçadores) contra o Conde Dracula. A história base seria que a cada 100 anos Dracula ressucitaria e um Belmont deveria derrotá-lo antes que dele cumprir sua vingança e dominar o mundo, porém com o passar do tempo (ou seja, a medida que os títulos foram sendo lançados) Drácula passou a ser ressuscitado por seus servos fora dos intervalos centenários. 

De início a série focava mais os Belmonts e seus descendentes, porém logo a série introduziu outros protagonistas, como Alucard, Soma Cruz e Shanoa.
A série é parcialmente baseada no romance de Bram Stoker, Drácula. Além disso, o romance é incluído na cronologia oficial da série, com os eventos de Castlevania: Bloodlines acontecendo logo após os eventos do romance.

A conexão vai até um pouco mais longe, ao ponto de se dizer que Quincey Morris, um personagem do romance, é um descendente do clã Belmont.

Origem do nome
O nome Castlevania é originado da junção das palavras Castle (castelo, em inglês) com Transilvânia (região histórica da Roménia conhecida por ter sido a terra natal de Vlad Ţepeş, que inspirou o personagem Dracula). 
Assim, o nome da série poderia ser traduzido para o português como Castelo da Transilvânia, ou mesmo para Castelvânia. Já o nome original, em japonês, (悪魔城ドラキュラ|Akumajō Dorakyura|), significaria algo como Castelo Demoníaco (ou Maligno) do Dracula. Já os subtítulos, geralmente, acrescentam características da história. 





Obs: como eu disse, isso foi um breve resumo. Tem uma penca de coisas sobre o jogo e outros que foram lançados em outros consoles e mostrei apenas uns que gostei de jogar. Espero que tenham gostado! Depois teremos apêndice de personagens.





Nenhum comentário:

Postar um comentário